domingo, 25 de maio de 2014

DESIGN DE INTERIORES




Boa Tarde!

Antes de falar sobre estilos vou esclarecer o que vem a ser “Design de Interiores”.
O profissional que antes era chamado de “decorador” teve suas funções modernizadas e ampliadas e agora é chamado de Design de Interiores.  O profissional nesta área planeja, concebe e realizam projetos de interiores residenciais e espaços comerciais, públicos, escritórios, lojas, restaurantes, etc.

O designer de interiores pode intervir na área externa?
Sim, os cursos tanto técnicos como acadêmicos têm conteúdos multidisciplinares de Design, Arquitetura, Engenharia, Artes entre outras áreas que formam o todo. É um equivoco pensar que não tem formação para intervir nos espaços externos, também faz parte do conteúdo que o habilitam tecnicamente efetivar alterações no exterior, seja em fachadas, paisagismo, entre outros.

Como contratar este profissional?
Se não for indicado ou  que você conheça,
 certifique-se que a formação do profissional é aprovada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Com certeza você terá maior segurança na hora da contratação.
.
Qual a função do Designer de Interiores?
Estudar e propor soluções adequadas tendo como referências a funcionalidade (ergonomia), estética harmoniosa, beleza e proporcional melhor qualidade de vida.

Como se desenvolve o projeto de Designer de Interior?
O profissional a princípio vai entrevistar seu cliente e as demais pessoas que  utilizam estes espaços  para poder colher suas necessidades (brieffing). Com estas informações o profissional usa de sua criatividade sua técnica para planejar e organizar espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente, para atender as expectativas e conseguir assim atingir um resultado satisfatório.

Porque devemos contratar um o Designer de Interiores?

Além de todos os aspectos citados acima, uma das grandes vantagens também atribuída a este profissional é a economia. O contato constante com lojas, com prestadores de serviço e fornecedores, e  com profissionais aliados (arquitetos, engenheiros), faz com que o profissional esteja totalmente por dentro de preços e vai poder te orientar para que você possa fazer   economias bem significativas. Além disso, o conhecimento técnico vai impedir aqueles desperdícios, aquelas compras erradas que normalmente são cometidos pelo leigo (móveis que não cabem no ambiente), além da dor de cabeça que se tem ainda podem acarretar um custo bem mais elevado para sua obra sem contar os atrasos na entrega. Outra coisa bastante importante é que o profissional acompanha a obra, as compras de materiais passa o serviço para todos os profissionais envolvidos etc. o que te deixa mais seguro, mais tranquilo  quanto ao resultado final e com certeza vai poder realizar aquele seu sonho.

Como é feita a apresentação de um projeto?

1-    Estudos preliminares

 A partir das expectativas do cliente será apresentado um estudo, em planta baixa e perspectivas. Nesta fase o cliente e os profissionais irão trocar ideias e realizar as modificações necessárias para que o projeto atenda às expectativas.
    
1.1 Entrevista  para definição do programa de necessidades (brieffing);
1.2  Levantamento de medidas (em loco) e fotos; Definição de critérios e diretrizes conceituais para o desenvolvimento do projeto;
1.3 Layout: planta baixa com a distribuição dos equipamentos e mobiliários dentro do espaço estudado, obedecendo a medidas de circulação ideais (ergonomia);
1.4  Apresentação planta baixa e perspectivas (3D).

2-    Anteprojeto

Nesta etapa o projeto será apresentado  com maiores detalhes para facilitar a visualização de cliente. Com o projeto apresentado em maquete eletrônica (3D), o cliente terá uma percepção mais realística do projeto e verá se realmente as ideias e soluções propostas atendem definitivamente suas necessidades. Nessa etapa se realizará a aprovação definitiva do projeto.
2.1 Especificação de revestimento, iluminação, gesso, vidros, alvenaria, entre outros;
2.2  Apresentação: maquete eletrônica.

3-    Projeto executivo

    Esta etapa consiste na versão final do projeto, a partir do projeto aprovado na etapa anterior.  Agora serão elaborados desenhos técnicos medidas. Nos desenhos haverá especificação de todos os materiais para estrutura e acabamentos.

3.1  Planta de modificação de espaço físico.
        Desenho da planta com especificações das paredes que vão                   permanecer e  as que serão construídas;

3.2  Plantas, cortes, elevações dos pontos elétricos e hidráulicos.
        Elétrico: planta baixa e elevações com cotas para representar a               localização e as alturas das tomadas, interruptores, pontos de                 telefone, pontos de computadores, pontos para ar condicionados,             televisões, aparelhos de som, alarmes, etc.;

       Hidráulico: planta baixa e elevações com cotas, para representar a            localização e  altura dos pontos de água, pontos de gás, pontos de         esgoto, etc.

         3.3  Planta de piso
Planta ou paginação de piso para marcar o sentido da colocação do piso com cotas, diferença de nível (degraus) e outros detalhes caso sejam necessários.
3.4  Planta de teto
Planta  para marcar os pontos de luz , rebaixamentos, divisórias, etc.;
3.5  Estudo de cores
Fotos de ambientes e perspectivas para definição das cores que serão utilizadas, para facilitar a visualização do cliente.
3.6  Memorial descritivo
Descrição técnica de como será o projeto, especificação dos materiais.

Site ABD - Associação Brasileira de Designer de Interiores
Neste site você consegue contratar profissionais habilitados por todo Brasil:

Site Discovery Mulher:
www.discoverymulher.uol.com.br


Neste site você entenderá melhor as funções de um Design de Interiores. No menu entre na parte “programas”, procure “Ao estilo de Candice ”  uma designer de interiores muito bem conceituada.Ela não é do Brasil, é Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário