terça-feira, 23 de setembro de 2014

COMO ILUMINAR SEUS AMBIENTES

Olá pessoal, 
Hoje vou falar sobre iluminação.

Depois do apagão de 2001 muito se falou em economizar energia. Uma das formas encontradas foram as substituições de lâmpadas incandescentes pelas as mais econômicas como as halógenas e as fluorescente.
Mesmo com toda esta conscientização  por parte da população, ainda são comercializadas cerca de 300 milhões de lâmpadas comuns (incandescentes) segundo dados da Abilux  (Associação Brasileira da Industria de Iluminação). Por serem lâmpadas mais baratas isto acaba pesando na hora da decisão da compra, porém isto é um grande equivoco,  estas lâmpadas, além de uma durabilidade baixíssima, também gastam muita energia. "O barato sai caro" fora o  prejuízo para nosso planeta que tem que produzir muita mais energia para suprir a demanda.


Enquanto não temos um produto disponível no mercado com um preço acessível para que possamos substituir totalmente estas lâmpadas, podemos utilizá-las porém com moderação. O interessante é mesclar as luzes, fazendo um planejamento, avaliando qual a necessidade de cada ambiente.
Em futuro próximo as incandescentes tendem a desaparecerem e as lâmpadas de Led serão as mais usadas por sua durabilidade  e pela sua economia que chega atingir 80%.


A questão  do descarte destas lampadas, também devem ser levado em conta. Aqui no Brasil ainda não existe um sistema eficiente para receber este lixo. Nem todas as lâmpadas podem ser recicladas, algumas delas são tóxicas, trazendo prejuízo para nossa saúde e meio ambiente.
 Devido a importância deste assunto vou falar no próximo post.
A iluminação é fundamental em qualquer projeto. Com ela você pode definir áreas, destacar objetos, porém para saber iluminar cada ambiente existem lâmpadas especificas.
Com as diversas opções de lâmpadas, é normal as pessoas ficarem cheias de dúvidas. Para facilitar suas escolhas confiram as especificações das mais utilizadas no mercado:



TIPOS DE LÂMPADAS

















Comum
Como ela é: possui um filamento de tungstênio que, ao ser aquecido pela corrente elétrica, transforma energia em luz e calor. O problema é que apenas cerca de 6% a 8% são transformados em luminosidade – o restante é dissipado na forma de calor. Isso faz com que haja um gasto energético desnecessário, encarecendo a conta no fim do mês. Entre todos os tipos é o que dura menos, cerca de nove meses (ou 750 horas). Seu Índice de Reprodução de Cor (IRC) é 100%, ou seja, os objetos iluminados por ela se aproximam bastante de sua cor natural, e o tom da luz é amarelado  trazendo  conforto e aconchego com sua luminosidade. É a mais barata à venda no mercado.
Halógenas

 Como ela é: tem o mesmo princípio de funcionamento da incandescente comum. Ela também possui filamento e ainda gás halógeno – composto de iodo e bromo – que faz com que sua vida útil gire em torno de dois anos (ou 2.000 horas), bem mais do que a da incandescente comum. A conversão da energia em luz varia de 10% a 12%. A qualidade da iluminação é similar à da comum tanto no que diz respeito ao IRC quanto ao tom da luz, chamada pelos especialistas de temperatura da cor.
Na decoração: por emitir uma intensidade de luz bastante agradável tanto a incandescente comum quanto as halógenas são indicadas para locais como salas de estar, quartos. Além disso, como tem bom IRC, deve ser usada em locais onde precisamos enxergar as coisas nas cores originais, tais como espelho de banheiro (para maquiagem), salas (especialmente os locais de refeições), quartos, closets (para escolher a roupa certa) e assim por diante. A lâmpada halógena esta disponível com diferentes refletores acoplados que proporcionam iluminação com foco dirigido ideal para destacar quadros, objetos e coleções.



Fluorescente

Como ela é: a maior parte da luminosidade dessa lâmpada vem de uma reação química dos gases mercúrio e argônio, contidos em seu interior, e não da corrente elétrica. Resultado: menos gasto de energia e conta mais barata. Nessa categoria existem dois tipos: a compacta que, em uma residência, dura em média de seis a 12 anos, e a tubular que dura de sete a 15 anos. O IRC varia de 65% a 90% e pode ser encontrado com temperaturas de cor amarelo suave e azul. Hoje em dia, a oferta de lâmpadas de qualidade aumentou muito, se comparada ao início de sua inserção no país.
Na decoração: por ser uma lâmpada econômica e eficiente, é perfeita para locais em que seja necessária muita luz geral e para espaços que demandem iluminação constante, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço, garagens e corredores. Como não possuem um bom IRC, os objetos iluminados tendem a ficar com uma aparência mais “artificial”. Na cozinha, lâmpadas desse tipo podem ser usadas desde que não sejam colocadas sobre locais como pia e fogão, em que os alimentos são manipulados. Nesses casos, fique com a incandescente comum ou a halógena, que realçam a cor natural do objeto iluminado.










Lâmpada LED - (Diodo Emissor de Luz)

Como ela é: dentre todas é a que possui tecnologia mais eficiente. Isso se traduz numa maior durabilidade (algumas podem chegar a até 50 anos ou 50.000 horas), economia e luminosidade. Em contrapartida, é uma das mais caras do mercado, seu IRC não é bom (comparado ao das outras) e, no Brasil, está disponível apenas na temperatura de cor azulada, ou seja, mais fria. O funcionamento dessa lâmpada é complexo e totalmente diferente do dos outros tipos: a luz é resultante de uma reação energética desencadeada por elétrons (cargas negativas).
Na decoração: é perfeita para locais em que é necessária uma grande economia de energia, para áreas que precisam de um “ponto” de luz, como corredores, escadas, prateleiras pequenas, jardins ou pontos de destaque que ficam acesos a noite inteira. Outra vantagem é a possibilidade da troca dinâmica de cores, usada com frequência na cromoterapia e em salões de festa. Além do uso doméstico, são ideais para iluminação de ruas e avenidas.



 

Para saber a eficiência energética de cada modelo (boa luminosidade, qualidade do produto e baixo gasto energético), o Inmetro criou a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) para lâmpadas incandescentes comuns e halógenas, e para fluorescentes compactas. A etiqueta possui sete classes de eficiência, que vai de “A” (a mais eficiente) a “G” (a menos eficiente). Por exemplo, as fluorescentes compactas geralmente são “A” e “B”, as incandescentes são classificadas de “D” a “G” e as “C” são as halógenas. Já as fluorescentes tubulares e as LED devem estar regularizadas e etiquetadas a partir de 2013.

Fonte: Marcos Borges, responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro.

Fonte: Casa Abril.


A primeira coisa a ser feita quando se quer iluminar um ambiente é avaliar qual o tipo de atividade trabalhos que exigem uma maior precisão como  cozinhar, passar roupa, estudar, maquiar-se, etc. Momentos de lazer  assistir televisão, ler, escutar música entre outros.  Receber convidados. Eleja objetos de decoração e arquitetônicos que mereçam serem valorizados com a iluminação. Também é importante o tempo que se pretende permanecer nesse espaço. Com esses dados em mãos fica bem mais fácil  projetar a iluminação para cada ambiente.


Iluminar é uma arte que requer técnica, sensibilidade e paixão!

COZINHAS

• Cozinha: instalar somente um ponto de luz central, não é o suficiente, porque a maior parte das atividades são periféricas. Não importa a intensidade da luz, quando a iluminação é central, as pessoas que trabalham no local, acabam fazendo sombras nas laterais. O ideal são três pontos de luz. Sobre a pia é preciso ter uma luz que ajude na limpeza dos alimentos, louças e panelas, etc.  Na área do fogão utilize as lâmpadas que suportam o calor e têm excelente reprodução de cor. Hoje em dia muitas  coifas já vem com estes tipos de lâmpadas.


ALGUMAS IMAGENS PARA AJUDA-LOS:


As lâmpadas fluorescente por serem  econômicas e eficientes, são perfeitas para a iluminação geral da cozinha onde é necessária muita luz. Podem ser embutidas ou sobrepostas o importante é fazer uma boa distribuição.


Neste caso, além da beleza a funcionalidade. Está iluminação clareia bem a área de trabalho.


Para cumprir nossas tarefas básicas diárias precisamos de claridade. Observem  a iluminação acima do fogão, na pia e no balcão.


Neste caso a área da pia foi iluminada com spots, instalados em uma sanca aberta de gesso. Ficou lindo!!



Além de poder instalar em baixo de armários, também você pode iluminar a área interna dos armários, de preferência pelas fitas de led ou mangueira de led.



 

No caso das cozinhas em ilhas, fica bem legal! iluminar com luminárias pendentes.





ÁREA DE SERVIÇO



O indicado é uma iluminação geral, feita com lâmpada fluorescente.


O importante é Iluminar, também a área de passar roupa.



Termos mais usados na iluminação:

• Iluminação de destaque: feita por meio de spots com focos fechados embutidos no teto, ela enfatiza objetos decorativos e recortes da arquitetura, estabelecendo uma hierarquia de valores às peças.
 Wallwash: é produzido por luminárias assimétricas com refletores e lâmpadas tubulares contínuas, que “lavam” de luz a parede de forma uniforme, sem vazar para o teto ou piso. Indicado para realçar superfícies com quadros ou texturizadas.
• Up light: trata-se de uma iluminação que saí de baixo, ideal para valorizar coberturas. O recurso, também muito usado no paisagismo, tem efeito instigante, uma vez que nosso cérebro, de acordo com a natureza, está programado para perceber a luz vinda de cima, e o contrário gera um ponto de vista diferente.
• Luz integrada: hoje, com a tecnologia da miniaturização e do baixo índice de calor das lâmpadas fluorescentes, halógenas e leds, está cada vez mais confortável integrar a iluminação à arquitetura de interiores. Assim, é tendência usar luzes atrás da cabeceira da cama, embaixo do sofá ou da mesa, bem como explorar detalhes arquitetônicos com lâmpadas embutidas na alvenaria.
• Linear: ainda dentro da integração com a arquitetura, pode-se destacar os rasgos feitos entre o forro e a parede, descolando estas partes da alvenaria e

As imagens que contam, foram retiradas da internet, caso reconheça alguma como sua, me avise que lhes darei os devidos créditos,


Por hoje é só pessoal, muito obrigada por me visitarem.
Espero que tenham gostado!

beijos









quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ALMOÇO E JANTAR BEM ELEGANTE


Olá pessoal, Tudo bem?

Hoje vou postar sobre como decorar  uma mesa na hora das refeições.
Não tem coisa mais prazerosa que arrumar uma mesa seja para o almoço ou para jantar! Quem é que não gosta de uma mesa bem decorada?
  


      É importante lembrar que boa parte desses procedimentos foram gerados em outras épocas, cultura, status social etc. Utilizar o mesmo protocolo da corte francesa no século passado em um jantar com amigos, pode parecer um pouco pernóstico. Entretanto, muitas regras se mantiveram ao longo dos anos por se provarem úteis e tornarem o processo mais definido. 
Aqui no Brasil adotamos mais o estilo Francês, porém algumas vezes também usamos o estilo americano.

Além. das refeições almoço e jantar, temos outros tipos de  mesas. Observem a  tabela  abaixo:






 DECORAÇÃO INFORMAL E DO DIA A DIA


Hoje em dia existem capas para o sousplat,  eles ficam lindos e são bem práticas!


Se o seu jogo americano tiver estampas procure louças lisas.










Este coordenado em tons de azuis ficou bem legal!!! Gostaram?


As velas sempre são bem vindas. trazem um clima romântico, mais não podem nunca serem usadas durante o dia.








Estes guardanapos sobrepostos, um charme!!



 Olha como ficou lindo o guardanapo de linho em um tom areia com este jogo americano estampado de branco com azul, lindo né?


Um outro jeito de colocar o guardanapo entre pratos.




A coroa de rainha esta super na moda, reparem que nesta mesa ela aparece no prato e nos arranjos de velas.


Um ou mais vasos de flores da um toque especial para sua mesa. 


Esta composição ficou bem legal!!!!!


Uma mesa bem simples, porém com charme!











Adorei!!! Este conjunto esta um arraso.


Passarinho esta em alta na decoração, reparem como ele é um elemento que compõe esta mesa. Fica uma graça!





Um arranjo de flores   na mesa valoriza a sua decoração. Eles devem estar em harmonia com todo o conjunto, nas cores e estilo.






Os talheres são colocados na ordem em que são usados, ficando os últimos mais próximos do prato. Facas e colheres são colocadas do lado direito, garfos do lado esquerdo.







A lâmina da faca fica para o lado de dentro, em direção ao prato.     





Se a entrada for salada, o pratinho de salada deverá ser colocado à esquerda do prato raso, ou dentro dele, com o guardanapo em cima.







Se o jantar ou almoço começar com sopa, o prato de sopa deverá ser colocado dentro do prato raso e o guardanapo, dobrado, ficará sobre ele. Se não houver sopa, o guardanapo fica sobre o prato raso




Esta decoração ficou bem provençal. Bem romântica.


Esta porcelana já diz tudo. muito linda!!!


 Os talheres de sobremesa são arrumados acima do prato. Primeiro a faca, com a lâmina para dentro e o cabo para  para o lado direito. Em seguida o garfo, com o cabo para a esquerda, no sentindo inverso. Por último a colher, também invertida com o cabo para a direita.




Que bonitinho! este jogo americano com o porta copo na mesma estampa. Simples porém charmoso para ser usado no seu dia a dia.



 O prato deve ser colocado a cerca de dois dedos da beirada da mesa.


 Os guardanapos podem ficar do lado esquerdo ou em cima do prato vazio.



     Os arranjos de mesa não devem ultrapassar os 30 cm, senão atrapalha a visão dos outros convidados.





      O sousplat pode ou não usar sobre a toalha, já que sua função é proteger os pratos quentes da mesa.



















Abaixo, algumas sugestões de guardanapos que vão deixar sua decoração 












Imagens retiradas da internet, caso identifique alguma como sendo sua, me avise que colocarei seus devidos créditos.


Como se trata de um assunto extenso vou deixar para postar em etapas, como por exemplo decoração de mesas café da manhã, brunch, jantar formal, estilo americano, etc.



Gente por hoje é só.
Obrigada pele sua visita,  beijos e até a próxima.